sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Evangelion

♥♥ Evangelion♥♥
Historia começa no ano de 2000. Segundo relatos históricos, um gigantesco meteoro caiu na Terra, mais precisamente no Circulo Polar Antártico. A queda do meteoro traz varias conseqüências diretas e indiretas, algumas imediatamente e outras em longo prazo. Após a queda do meteoro, a calota polar derreteu imediatamente, aumentando o nível do mar e inundando a costa de toso os paises banhados pelos oceanos, no mundo todo. Cidades litorâneas e costeiras foram destruídas.
O clima teve uma drástica alteração após a queda do meteoro, criando ambientes totalmente diferentes em varias partes do mundo: enquanto alguns nem mais conhecem o inverno, outros vivem no frio o ano inteiro. Por decorrência dessas catástrofes humanas. A economia mundial entrou em crise, o que causou muito descontentamento aos lideres das nações, aumentando o clima de tensão e hostilidade entre os povos do mundo. Com todo esse caos mundial, o povo também se revoltou, e muitas guerras civis tiveram inicio, durante 15 anos e custaram metade da população mundial. É quando a historia de Evangelion tem inicio.
Shinji Ikari acaba de chegar a Tokyo-3, vindo a pedido de seu pai, que ele não via há um bom tempo. Criado na casa de seus tios, desde a morte de sua mãe, Shinji não mais sente algum vinculo sentimental por seu pai, agindo como se preferisse ignorar sua presença. Porém, não foi uma das melhores horas para se chegar na cidade, já que um ser gigantesco estava iniciando um ataque àquela cidade. Chamado de “anjo” por militares, a criatura foi combatida com todas as forças pelo exército das Nações Unidas, mas nada adiantou.

Eis, estão, que Shinji se vê no meio da batalha entre as forças militares e o anjo, quando se dá uma explosão. Mas, por sorte, Misato, a pessoa que iria lhe buscar, chega a tempo com seu carro. Apesar disso, os ataques do anjos continuam e os dois foram salvos no último instante por uma outra criatura gigantesca. Dessa vez, era um robô. Na verdade, a Unidade 01 da linha de ciborgues Evangelion, ou EVA01.

Rapidamente, Misato leva os dois para longe dali, pois o exército das Nações Unidas usava sua última cartada: uma mina NM, que destrói toda a cidade. No entanto, não consegue destruir o anjo, que continua avançando. Sem mais alternativas, o comandante das Nações Unidas passa o comando da missão a Gendo Ikari, pai de Shinji, e sua organização especial de NERV.
Enquanto isso, Shinji chegava à base subterrânea secreta da NERV, um Geofront que protegia Tokyo-3 quando em batalhas. Shinji não estava alegre em reencontrar seu pai, ainda mais porque tinha a certeza que o reencontro não seria apenas para reunir a família. O EVA01 havia sido recolhido e sua piloto, Rei Ayanami, uma garota de apenas 15 anos, estava muito ferida, impossibilitando a reativação da unidade. Shinji e Misato encontram-se com Ritsuko, a engenheira responsável pelos EVAs. Ela chama Shinji de “terceira criança” e pede para que eles a sigam, para Shinji veja algo antes de encontrar seu pai. O anjo continua avançando e está chegando em Tokyo-03, estão o EVA01 volta a ser preparado para combate.
É então que Shinji chega até o local onde repousa o EVA01 e é lá que ele encontra seu pai. Seu pai é tão frio que nem ao menos fala alguma palavra de conforto ao filho, e é direto, ordenando que ele entrasse na unidade 1 para combater o anjo. Shinji fica desesperado e começa a tremer, dizendo que não pode fazer isso. Então, o pai o chama de covarde e o manda embora, pedindo para trazerem Rei de volta. A garota chega totalmente ferida, mas obedece à ordem de Gendo e vai para o EVA01. Porém, um colapso faz com que ela caia, sendo acolhida nos braços por Shinji, que percebe o quanto a situação é perigosa para a garota. Seguindo os conselhos de Misato, a major da NERV, ele decide entrar no EVA01, não com o intuito de lutar contra o anjo e salvar a humanidade, mas com o objetivo de nunca mais permitir que seu pai o chame de covarde. Shinji é levado até o solo, onde seu primeiro combate tem início...

Fontes: Anime>Do n°67

Serial Experiments Lain

LAIN

A historia começa com o avanço da tecnologia que trouxe ao mundo a forma de comunicação suprema, uma forma de se conectar com quaisquer pessoas em qualquer lugar do mundo, de forma tão rápida que é quase como se você estivesse cara a cara com essa pessoa. Essa forma de comunicação é chamada de Wired, e é uma rede de computadores mundiais que interliga praticamente todos os computadores do mundo. Sim essa é a versão do animê da nossa internet, mas em SEL (Serial Experiments Lain, ou simplesmente Lain para os íntimos), a Wired toma parte da vida das pessoas de tal forma que muitas delas vivem em função da Wired, colocando-a em primeiro lugar nas suas vidas.
A Wired passa a ser quase como que uma droga para a humanidade. Mas, devido a sua grande utilidade na vida moderna, ela se torna praticamente indispensável na vida de todo ser humano. Muitos sonham em um computador de uma linha, para poderem usufruir todo o potencial da Wired. Todos, menos uma pessoa. Todos, menos uma garota. Todos, menos Lain Iwakura.
Lain Iwakura é uma garota que nunca se importou com essas novas tecnologias. Apesar de todas as suas amigas estarem sempre cobrando isso dela, ela nunca demonstrou nenhum interesse por esses assuntos, tanto que seu antigo Navi (computador pessoal) infantil descansa em seu quarto, sempre desligado e empoeirado, abandonado de qualquer forma. E isso não se deve a sua família passar por algum tipo de dificuldades ou por falta de costumes, pois seu pai, o senhor Yasuo Iwakura, é um fanático por Navis e pela Wired, passando todas as noites conectado.
Ele também não se cansa de oferecer um novo Navi a sua filha, mas a garota sempre rejeita a oferta. Além desse estranho desinteresse de Lain, a garota não leva uma vida social comum, como o resto de suas amigas. Ela gasta todo o tempo livre em casa, vestidas com roupas infantis e brincando com coisas banais, lendo alguma coisa ou simplesmente dormindo. Porém, tudo isso tende a mudar após um estranho acontecimento. Tudo isso tende a mudar após uma estranha morte. Tudo isso tende a mudar após o suicídio de Chisa Yomoda.
Na escola onde Lain estuda, já virou um dos assuntos mais comentados. Suicídios entre alunos não são tão incomuns no Japão, mas nunca antes havia se ouvido falar sobre um suicida que voltara a se comunicar com os vivos, pela Wired. Todas as garotas da classe de Lain estão assustadas, pois receberam um e-mail de Chisa, convidando-as a se unirem a ela na Wired. Lain é questionada sobre ter recebido e-mail similar, mas como a garota nunca utilizou efetivamente o seu e-mail, ela não tem certeza. Mas, como ela havia voltado para casa junto com Chisa, dias antes de seu suicídio, Lain se interessa pelo assunto.
Ao chegar em casa naquele dia, ela resolve se conectar e checar seus e-mails. E se espanta quando nota o estranho e-mail em sua caixa postal. A garota suicida diz que apenas abandonou seu corpo, mas que ainda vive na Wired. E o motivo: porque Deus esta lá. Lain fica curiosa com o fato e logo na mesma noite vai ate seu pai e pede um Navi novo, pedido que seu pai logo realiza, já que sempre esperou o momento que sua filha se interessasse por Navis e a Wired, como qualquer garota normal. No entanto, a partir desse momento, as coisas parecem mudar para Lain.
Muitas descobertas vão sendo feitas e a forma com a qual a historia vai sendo narrada e vai sendo desenrolada nos remete a uma dúvida: seria aquilo realidade? Não seria apenas uma fantasia de Lain? A verdade é que o animê passa a se dividir nessas duas partes: momentos em que vemos a imaginação de Lain, os delírios da pequena garota que se vê em um mundo novo rapidamente e descobre muitas verdades sobre ela mesma. Muitas intrigas povoaram a vida de Lain, até o momento que, finalmente, ela poderá se encontrar com Deus... Seja isso uma coisa boa ou má...

Fontes: Anime>Do n°44.